sexta-feira, 25 de junho de 2010

Para fazer o outro feliz!


Um dia destes alguém me perguntou: Você quer se casar para ser feliz ou para fazer alguém feliz?
Eu, respondi: “ Quero casar-me para fazer alguém feliz”
O espanto desta pessoa foi espontâneo, ela me olhou admirada e disse “ Poxa, você é diferente porque nós buscamos em tudo o que fazemos a nossa própria felicidade e bem estar...” e eu respondi algo parecido com... “Tenho aprendido que buscar a razão de minha felicidade em outra pessoa é a receita de minhas frustrações, porque o outro nunca vai poder me preencher totalmente”...
Depois deste rápido dialogo eu comecei a refletir... Esse desejo de buscar felicidade no outro é o que tem matado milhões de relacionamentos a cada dia, é essa mania de exigir felicidade de alguém que tem sufocado as pessoas e extinguido a paz nos lares... é esse pensamento que tem dado vazão para a mulher não arrumar a casa simplesmente porque o marido não comprou o vestido que ela queria, ou que por não ter rolado aquela transa a noite passada, ele se vingue chegando em casa tarde da noite... é essa idéia que faz com que achemos que a outra pessoa nos ame menos por não demonstrar seu amor como imaginamos ser o certo... Ou que nós dá o direito de trair nosso parceiro porque ele não supre nossa carência ou fantasias... é exatamente esse egoísmo que faz com que nos sintamos tão bons a ponto de não perdoar os tropeços do dia a dia...e esqueçamos o respeito e a individualidade do outro...
A verdade que muitos ainda não descobriram é que relacionamentos duram para sempre quando as partes entram para fazerem o outro se sentir bem, é quando ambos sofrem danos vez ou outra, quando ambos se dispõem a abrir mão do “eu” em prol do “nós”, do “meu” em prol do “nosso”.
Um sábio versículo já nos revelou “ O amor não busca seus próprios interesses” e muitos são as orientações sobre amor na bíblia. O próprio Jesus disse “ Tudo o que quiserem que os homens vos façam, façam-no por eles”... A lei é inversa. Dê para receber, ofereça aos outros o melhor que puder e ame ... com todas os esforços que essa pratica exige.
A bíblia nos incita a praticar o amor em todas as circunstancias, porque essa é a vontade de Deus:
“ Pois se amardes somente os que vos amam, que premiação ganharão? Não fazem os hipócritas o mesmo? E se cumprimentares somente os amigos, o que fazeis de mais? Não fazem assim os hipócritas? Sede vós pois perfeitos, como perfeito é vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:44-48)
O amor coloca os outros como prioridade, o egoísmo nos coloca no centro de todas as coisas.
O amor abre mão, o egoísmo cobra.
O amor entende e busca reconciliação, o egoísmo julga e guarda magoa.
O amor é paciente, o egoísmo é imediatista.
Amor é a lei de Deus. O egoísmo é a lei dos homens

Nenhum comentário: