segunda-feira, 28 de junho de 2010

Engolir ou Provar?

“Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a Mensagem com grande interesse,

examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”. (Atos 17.11 )

Recentemente conheci um jogo muito interessante. Cada jogador, na sua vez, pesquisava no dicionário uma palavra qualquer e desafiava os demais a dizerem o significado! O interessante é que as regras do jogo permitiam uma liberdade para dar o significado que quisesse, fosse ele verdadeiro ou não. Havia então uma votação para eleger o significado “supostamente” correto. O mais votado, ganhava! Uma brincadeira como essa, além de providenciar diversão, também pode educar, porém fica claro que o dicionário é imprescindível. Como seria essa brincadeira sem essa “prova”? Ou as palavras seriam muito comuns ou haveria ali uma grande confusão. Você concordaria simplesmente com o significado mais “lógico”? Será haveria aceitação?

Em uma brincadeira como essa, mesmo algo que parece ser a “verdade”, você provavelmente exigia uma prova. Mas e na vida real, o que você aceita em seu coração como sendo a “Palavra de Deus” para sua vida?

Paulo e Silas passaram pregando sobre Jesus em uma certa cidade e foram perseguidos, pois aquele povo não aceitou a Palavra da Salvação. Saindo dali foram para uma outra cidade e o povo teve interesse pela pregação. O mais interessante nisto tudo é que o povo

simplesmente não “engolia” o que eles diziam, mas procuravam “provas” que confirmassem aquelas Palavras. Consegue perceber a diferença? Aquele povo consultava as Escrituras buscando saber se o que fora dito era realmente verdadeiro!

Eu classifico três tipos de pessoas quanto a essa consideração:

Primeiro, “nada” sobre o Senhor Jesus lhes causam interesse.

Segundo, “qualquer” coisa sobre o Senhor Jesus é bem vindo, não importa de onde vem e nem como vem (Possibilidade de Engano)!

E terceiro, “analisa” o que é dito sobre o Senhor Jesus com aquilo que está registrado na Bíblia (Não se deixa Enganar). Semelhante ao povo “bereano”!

Facilmente eu e você poderíamos ser enganados se não houvesse a Bíblia como prova da verdade. Verifique, hoje, agora mesmo, que pessoa você tem sido e como você tem feito distinção entre o que é verdadeiro e o que é ilusão. Nós temos um Deus que escreve o que

fala! Verifique na Bíblia, pois ela foi escrita para você. Pense nisto.

Nenhum comentário: