segunda-feira, 28 de junho de 2010

A BUSCA PELAS COISAS DA VIDA

“Apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a saber o que é loucura e o que é estultícia; e vim a saber que também isto é correr atrás do vento.” Eclesiastes 1:17

Nosso texto de hoje revela a profundidade da busca do sábio. Sua prioridade foi buscar conhecimento e sabedoria. Talvez nestas coisas ele encontraria a satisfação da alma que nós tanto buscamos. O saber, parece mais um requisito básico, para se conseguir o respeito, ou o espaço na sociedade. As pessoas são valorizadas pelos títulos que possuem, ou pelos diplomas que tem na parede de casa. É interessante que independente do conhecimento, quando duas pessoas começam a argumentar sobre algum assunto, todas duas querem stressar o seu ponto de vista, afim de convencer a outra. O querer saber mais, ou ser o mais entendido, parece ser uma característica carnal do ser humano. Estimulado por esse senso de saber mais, surge a busca pelo conhecimento e sabedoria.

Mesmo depois de ser reconhecidamente um homem sábio, Salomão descobriu que não estava satisfeito. E foi por isso que ele resolveu buscar conhecer fundo o que era a tolice, e a falta de juízo. As vezes nós condenamos os jovens porque eles estão indo as festas, dançando, ou bebendo, ou buscando prazeres proibidos, e não entendemos que isso faz parte desta mesma busca pela loucura que Salomão teve. Pelas palavras do sábio, fica claro que a razão desta busca é o vazio. Vazio que ao não ser preenchido, cria uma certa revolta, e por isso hoje se usa cabelos coloridos, brincos na língua, e etc... Talvez hoje seja muito mais facil, buscar logo a loucura e a estultícia, do que a sabedoria e o conhecimento dos bancos escolares.

A conclusão do sábio é dramática. Mesmo que você busque as coisas desta vida intensamente, você vai terminar como se tivesse correndo atrás do vento. Ao usar a figura da natureza, nosso texto deixa um verdade profunda que nós preferimos ignorar. Deixe-me ilustrar para que você possa entender. Você vai andando pela rua, e de repente você ver um amigo seu, ou seu pai, ou seu professor, ou seu pastor, correndo pela rua como se estivesse correndo atrás de alguém, ou algo. Você então pergunta porque ele está correndo. E ai vem a resposta: “Estou correndo atrás do vento.” O que você pensaria do seu amigo? Que é louco? Que está doido? Salomão ta dizendo, que nós passamos a vida correndo atrás das coisas deste mundo, e transformamos a nossa vida em uma autêntica loucura. Correndo atrás do nada.

Agora eu pergunto: Atrás de que você está correndo nesta vida? Sabedoria? Conhecimento? Estultícia? Dinheiro? Riqueza?

Não viva a vida correndo como louco atrás das coisas perecíveis. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10:10. O homem possui uma sede de vida eterna e Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3.

O verdadeiro conhecimento e sabedoria desta vida é conhecer a Deus e Jesus Cristo. Eles são a única verdade absoluta, que pode preencher o vazio que o pecado deixa no nosso coração. O peso e o valor que você tem no universo de Deus, é determinado pela comunhão e reprodução do caráter de Cristo em sua vida. Não existe vitória, para aqueles que vivem correndo atrás do vento.

Há uma benção, que só será alcançada, quando Cristo se tornar o centro da nossa vida.” Busque o Senhor enquanto se pode achar, e seja feliz agora e para sempre!

Nenhum comentário: