Deus é Poderoso mas não despreza os homens “ (Jó 36.5)
Um tipo de vingança muito usada nos relacionamentos abalados por pessoas ofendidas é o desprezo. No caso do orgulhoso, ele despreza a pessoa simples. Embora seja uma atitude silenciosa e oculta, o desprezo é algo danoso. Desprezar uma pessoa é não dar a ela o seu real valor. Essa atitude se aprende, primeiramente, desprezando a Palavra de Deus, depois aos pais, aos vizinhos, aos pobres e aos amigos.
O livro de Provérbios, alerta-nos para a realidade do desprezo. Provérbios mostra também o que e quem você não deve desprezar. Basicamente temos quatro situação:
“ Os insensatos desprezam a sabedoria...”
“ Quem anda caminhos enganosos despreza o Senhor..."
“ O que despreza o próximo comete pecado...”
“ Não despreze sua mãe quando ela envelhecer “ ·
O livro de provérbios apresenta-nos, de modo objetivo, qual é a vontade de Deus nestes temas. São atitudes para conosco, com o Senhor, com nossos pais e com o próximo. Portanto, preste atenção, pois toda pessoa é valiosa. E Deus muito mais do que qualquer pessoa, por isso, devemos dar o devido valor a sua palavra e jamais ignorá-la... Recusar a interferência de Deus em nossas vidas é desprezá-lo.
Quanto aos seus pais, ouça o que eles tem lhe ensinado, reflita e coloque em prática os seus conselhos. Se você não fizer isso, estará desprezando-os. Desprezar não é fingir que não vê. Desprezar uma pessoa é matá-la na mente, no conceito e no sentimento. Desprezar é desvalorizar, recusar sua presença e não ouvi-lo. Não faça isso com Deus, com os seus pais e nem com o seu próximo.
Se Deus infinitamente maior e mais sábio e mais soberano do que nós não nos despreza, quem somos nós para nos julgar melhores e desprezar quem quer que seja?
Nenhum comentário:
Postar um comentário